O boxe, também chamado de pugilismo, é um esporte no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa como para o ataque.
A palavra “boxe” foi formada a partir do verbo inglês “to box”. O significado original era “bater”, mas por volta do ano 1500 dC, passou a denotar “bater com os punhos” e seu atual uso substantivado significa “luta com os punhos, principalmente em prática desportiva”.
É de se chamar a atenção para o fato que, ao contrário do que muitos brasileiros acham, nos países de língua inglesa o boxe não é chamado de boxe e nem de box, mas de boxing.
Desde os primórdios da vida humana, os punhos foram utilizados como forma de ataque e de práticas “esportivas”. O boxe passou a fazer parte dos jogos olímpicos até antes da era moderna (668 a.C.) e as regras que conhecemos hoje foram desenvolvidas na Inglaterra no séc. XVIII.
Anteriormente, as lutas de boxe não possuíam muitas regras. As lutas não tinham temporalidade definida e só terminavam com a desistência do adversário. Não existiam luvas, e os adversários poderiam ser golpeados mesmo quando estivessem caídos.